Você tem uma apresentação em grupo para fazer?

As falhas de uma apresentação em equipe são discutidas no artigo “3 Group Presentation Pitfalls and How to Avoid Them” escrito por Allison Shapira e publicado na Harvard Business Review (novembro 2021).

Concordamos com a autora que diz que montar uma apresentação em grupo eficaz exige trabalho em equipe e coordenação para não parecer uma colcha de retalhos. Cada apresentação é uma oportunidade de construir confiança e a coesão da apresentação em grupo será um indicador de como anda o relacionamento com seu time. Imagine o questionamento de um cliente, por exemplo, acerca do resultado de um projeto se a apresentação for desarticulada e desorganizada.

A autora traz os erros mais comuns:

  1. Cada slide parece ter sido projetado por uma pessoa diferente, com fontes, estilos e imagens distintos, e todo o roteiro é lido palavra por palavra.
  2. Apresentadores interrompem uns aos outros, quando não se planeja quem cobre qual assunto.
  3. Apresentador que termina sua parte e esquece que ainda está no palco ou diante das câmeras, em vez de ouvir ativamente quem fala em seguida.

Segundo a autora, o grupo deve responder em conjunto “quem é o público e qual o objetivo da apresentação”, mas, além disso, cada apresentador deve compartilhar suas próprias motivações sobre o assunto, o que ajuda a equipe a se relacionar como uma unidade coesa. Aliás, os slides devem representar tal coesão, fruto de uma preparação em conjunto. Antes que se escrevam roteiros individuais, é necessário o esboço geral da mensagem principal e a definição da ordem da apresentação, sem esquecer de se determinar quem responde a quais tipos de perguntas.

A prática em grupo será importante tanto para se avaliar em conjunto a consistência dos slides como para se treinar as transições entre os falantes. Em uma apresentação virtual, deixe que apenas um apresentador coordene o compartilhamento dos slides.

A autora sugere que a apresentação seja iniciada pelo falante que melhor representa a organização, tirando a pressão dos apresentadores mais juniores.

Se bem feita, uma apresentação em grupo demonstrará a força da equipe e a qualidade do seu trabalho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

arrow-up