Treinar a voz e a fala ajuda a diminuir a ansiedade para apresentar-se em público

Falar em público pode não ser uma tarefa fácil. Embora algumas pessoas tenham o talento de articular o pensamento e expor de forma espontânea sua mensagem, demonstrando fluência e credibilidade nas apresentações, sabemos que a ansiedade para falar em público é bastante comum antes ou durante as palestras. A Associação de Comunicação Nacional Americana identificou que experiências de vida são essenciais para um melhor desempenho, porém alternativas podem ajudar o falante que não se sente confortável para falar em uma palestra, reunião ou mesmo em um grupo de discussão. Cursos para treinar as habilidades da fala em público foram testados nos Estados Unidos com resultados satisfatórios.
Pesquisadores da Universidade da Flórida e da Universidade de George Washington compararam, por meio de questionários de autoavaliação, dois grupos de alunos com média de 20 anos de idade antes e após dois tipos de cursos. Um grupo participou do curso “Voz e dicção”, cujo programa abordava estratégias para aperfeiçoar a qualidade da fala e da voz. O outro grupo de alunos participou do curso “Discurso fundamental”, cujo programa tinha como metas organizar e apresentar uma variedade de tipos de discurso (informativo, persuasivo, narrativo). Em ambos, os alunos treinavam seus discursos em público.

O resultado desse trabalho indicou menor apreensão e nervosismo, maior confiança e sensação de competência na comunicação após os cursos, com resultados semelhantes entre os grupos. Segundo os autores, o sucesso dos cursos pode ser atribuído às técnicas de treinamento e à prática discursiva.
Esse estudo felizmente valoriza a parceria do fonoaudiólogo no desenvolvimento da competência comunicativa, o que incluir falar em público de maneira expressiva.

Sendo assim, conte conosco!!

 

Fonte da matéria: Hancock A, Stone MD, Brundage SB, Zeigler MT. Public Speaking Attitudes: Does Curriculum Make a Difference? Journal of Voice, Vol. 24, No. 3, 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

arrow-up