O que nos une como preparadoras vocais, clínicas e consultoras em comunicação é o interesse

pela ciência vocal e a paixão pelas artes.

 

  • Estudamos a ciência vocal aplicada à reabilitação e à pedagogia da voz falada e cantada;
  • Temos larga experiência com a expressividade das vozes artísticas, da fala em público e com Media training;
  • Entendemos dos desafios do uso ocupacional da voz;
  • Valorizamos a expressão vocal como elemento da competência comunicativa, habilidade necessária para a liderança, trabalho em equipe e a experiência do cliente nas organizações.

Abraçamos os desafios da expressão há mais de 20 anos, o que nos permite um olhar humano e técnico sobre o uso da voz e seu papel no desenvolvimento da comunicação interpessoal e profissional, seja ela presencial ou remota.

Alessandra Krauss Zalaf

Fonoaudióloga formada pela USP - São Paulo com curso de pós graduação - Aperfeiçoamento em Voz e comunicação - pelo Hospital das Clínicas da USP. Tem experiência pessoal como atriz e cantora.

Atua como fonoaudióloga clínica desde a sua formação, privilegiando a especialidade da voz, ministra treinamentos individuais e workshops. Atua desde 2.000 como professora de Expressão e Técnica Vocal em diversas escolas de teatro em São Paulo, como a Oficina de atores Nilton Travesso, Escola de atores Ewerton de Castro e Faculdade Paulista de Artes. É professora da Escola de atores Wolf Maya desde 2.008. Como preparadora vocal trabalhou com diversos grupos de teatro, entre eles, Grupo RIA, Teatro Oficina, Ser em Cena, Teatro do Incêndio. Ao longo dos 20 anos de trabalho com as artes atuou com vários atores e cantores em consultório particular e, também, de diversas peças teatrais. Somando mais de 50 peças com diretores consagrados como José Celso Martinez Correa, Christina Trevisan, Sergio Ferrara, Brian Penido Ross, Elias Andreato, Marcelo Marcus Fonseca, Marco Antonio Pamio, Zé Henrique de Paula, Guilherme Santana, Sandra Corveloni, Ruy Cortez, Marcelo Braga, José Roberto Rosa etc.

Também atua há mais de quinze anos no segmento corporativo, com treinamentos e consultoria em comunicação, incluindo parcerias em media trainings. Tem mais de 25 anos de trabalho como fonoaudióloga clínica, atuando, principalmente, no tratamento dos problemas vocais, aperfeiçoamento da fala e da comunicação, equilíbrio dos sotaques e desenvolvimento da expressividade da voz falada e cantada.

Saber administrar a voz é uma arte! É importante conhecer a própria voz, ter conhecimento da suas habilidades e consciência de seus limites. Para manter a voz saudável devemos saber controlar o ‘saldo vocal’ para não pagarmos 'juros' demais, como na conta do banco!

Atua como clínica desde a sua formação, privilegiando as especialidades da voz falada e cantada e também da fluência.

Como preparadora vocal, ministra treinamentos individuais e workshops. Por anos foi professora de expressão vocal pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e do Curso de Formação de Contadores de Histórias da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo.  Sua linha de pesquisa é voltada para a Voz Ressonante, com pesquisas publicadas internacionalmente. Tem como formações específicas para a atuação com voz profissional falada e cantada a Abordagem de Arthur Lessac (EUA) e o Somatic VoiceWork da Prof. Jeanie Lovetri (EUA). É professora associada do Centro de Estudos da Voz (CEV). Também atua há mais de quinze anos no segmento corporativo, com treinamentos e consultoria em comunicação, incluindo parcerias em media trainings. Sua experiência com a saúde vocal de teleoperadores lhe rendeu a participação em dois capítulos de livros publicados pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, da qual é também membro.

São essas várias experiências que, assim como as nuances da voz, tornam minha vida colorida e feliz! Poder colaborar com o desenvolvimento da qualidade da comunicação pessoal e profissional das outras pessoas me deixa realizada!

Viviane Barrichelo

Fonoaudióloga formada pela USP, com aprimoramento pelo HSPE, e aperfeiçoamento em Voz Profissional pelo American Institute for Voice and Ear Research (Filadelfia, EUA). Especialista em Voz pelo Centro de Estudos da Voz e Conselho Federal de Fonoaudiologia. Mestre pela UNIFESP. Tem experiência pessoal como cantora e narradora.

Vocalis Personal

Por que aprimorar a comunicação já que ela é uma habilidade natural?

Vocalis Corporativo

Você já percebeu que as habilidades de comunicação são fundamentais no seu dia a dia corporativo?

Vocalis Clínica

Por que cuidar das dificuldades vocais e da fluência?

É necessário comunicar com qualidade, nas interações pessoais cotidianas e  profissionais. Não basta ser de qualquer jeito! 

Com o aperfeiçoamento da expressividade e da técnica vocal você:

  • Ganha conforto, condicionamento e flexibilidade para falar ou cantar;
  • É bem compreendido (e, assim, precisa se repetir menos);
  • Capta a atenção dos outros e é menos interrompido;
  • Utiliza sua voz como instrumento de trabalho de modo saudável;
  • Consegue dar vazão à sua expressão artística;
  • Pode confiar na própria voz para expressar suas ideias e emoções e, assim, motivar, influenciar, comover e convencer seus ouvintes.

Se você sente falta de algum desses elementos, conte com nosso programa de aperfeiçoamento, personalizado de acordo com as suas demandas profissionais e pessoais.

Quem já não se deparou com informações truncadas, com clientes insatisfeitos em sua jornada, com retrabalho, com a falta de objetividade e de assertividade, com uma interpretação equivocada, com porta-vozes pouco convincentes, com o nervosismo de uma apresentação, com reuniões desanimadas e ineficientes, e até com o cansaço vocal? 

 

Esses são pontos abordados pela Vocalis, in company e de modo customizado, seja em treinamentos, media trainings ou ações de consultoria.  Somos experts, inclusive, em Programas de Saúde Vocal e Competência Comunicativa no setor de Atendimento ao Cliente/ Telesserviços.

 

A nossa experiência revela que os benefícios para as empresas e suas equipes são muitos:  melhora nos relacionamentos interpessoais e da liderança; maior produtividade e qualidade dos seus serviços e produtos; fidelização de clientes; uma fala em público mais cativante e eficaz; uma comunicação remota mais expressiva; o uso ocupacional da voz saudável e, acima de tudo, mais qualidade de vida física e mental.

Os problemas vocais e da fluência podem atrapalhar a expressão das suas ideias e emoções, seus relacionamentos pessoais e desempenho profissional.  Dar atenção à comunicação é buscar qualidade de vida e realizações! 

Como fonoaudiólogas clínicas e experts em voz e expressão, atuamos no tratamento dessas alterações.

Confira mais detalhes:

Voz e Disfonia

Sintomas de disfonia, tais como cansaço ou dor para falar, falhas na voz ou rouquidão, dificuldade para falar forte ou fraco, dificuldade para produzir ou sustentar tons agudos podem gerar desconforto e prejudicar o exercício da profissão e a comunicação em muitas situações.

A disfonia também pode gerar impactos sociais, emocionais e financeiros negativos, que repercutem na qualidade de vida do indivíduo, por não se sentir representado por sua voz, por exemplo.  

Com os avanços na ciência vocal, os tratamentos para os problemas da voz trazem excelentes resultados. Se quiser conversar a respeito, entre em contato! 

Fluência e gagueira

A gagueira é uma alteração involuntária da fluência da fala, caracterizada por rupturas menos comuns, como bloqueios inesperados, prolongamentos sonoros ou repetições de sílabas ou sons. Em alguns casos, movimentos faciais e corporais podem estar associados ao esforço de falar. 

As causas da gagueira não são totalmente conhecidas, mas estudos recentes apontam para uma alteração no processamento neuromotor da fala e descartam a teoria de que a gagueira seja puramente emocional. É preciso reconhecer que no dia a dia é comum ser disfluente, com hesitações e repetições de palavras quando estamos nervosos ou não dominamos o assunto, por exemplo. O que muda em relação à gagueira persistente é o tipo de ruptura, sua frequência e o impacto na comunicação final. 

Seja qual for o caso, o fonoaudiólogo oferece estratégias que beneficiam a efetividade da comunicação. É possível ser disfluente e ainda assim ser um bom comunicador! 

Entre em contato para conversarmos mais a respeito!

Tive uma experiência de aproximadamente 1 ano de trabalho com a Viviane Barrichelo e logo entendi que a prontidão em perceber minha voz me deixou animado para começar o trabalho com ela. E de fato foi importante tê-la encontrado no meu caminho vocal. Particularmente vinha de iniciativas frustradas de cuidar dos meus problemas vocais com aulas de canto, principalmente por desconhecer o ponto de ação da Fonoaudiologia e posso dizer seguramente que as minhas sessões com a Vivi foram trazendo um desenvolvimento sólido dos meus registros e meu condicionamento físico deu um salto que significa muito pra mim. Naturalmente passei a indicar meus alunos de canto a se consultarem com ela e já recebi feedback animados. Guardo enorme respeito ao que ela trouxe pra minha voz com seu trabalho.

Alexandre Fortunato
Professor de música e cantor

A preparação de um bom porta-voz vai muito além do cargo que ocupa. Passa pelo seu conhecimento do assunto e de como ele comunica a informação. E aí, não basta ter apenas um discurso bem escrito e bem ensaiado. A entonação, o tom utilizado, até mesmo o volume da voz, faz diferença entre gerar credibilidade ou deixar dúvidas no ar. Por isso, nós da evcom nunca abrimos mão de um bom trabalho de preparação vocal quando desenvolvemos um media training e sempre contamos com o conhecimento e a experiência dos profissionais da Vocalis.

Alexandra Santos - @evcombr
Agência de Comunicação

Gostaria de agradecer o alto nível de atendimento e profissionalismo da Viviane e time. Vocês são espetaculares! Aprendi a me comunicar melhor, meu nível de apresentação e impacto melhorou significativamente. Sem dúvida aconselho seu trabalho. Além de ser uma mestre em vários assuntos, a Vivi explica conceitos difíceis de maneira simples e com muito carisma.

Wellington Freitas
Gerente de Engajamento

A Vocalis realiza um belíssimo trabalho, que resulta tanto no bem estar do funcionário como na melhora do atendimento aos clientes. Destaco a dinâmica utilizada, a preocupação em conhecer todo fluxo de atendimento, entender as características de comunicação e voz de cada funcionário e ajustar os desvios; além de enxergar oportunidades nos processos. Com certeza uma parceria de sucesso!

Cristiane de Melo Dantas
Gerente de Prevenção a Fraudes Banco Carrefour

Quando iniciei minhas consultas de fonoaudiologia com a Alessandra, eu era uma pessoa extremamente insegura para falar em público com falhas na fala, mas depois um trabalho intenso dessa excelente profissional com a minha voz e a forma que eu me comunicava resultou em um fantástico resultado onde fiz apresentações excelentes para um grande público na América Latina, EUA e Canadá em inglês dentro de um grande banco Americano e claro que a Alê estava acompanhando todos os detalhes da preparação para essas apresentações. Posso dizer que valeu MUITO a pena, foi de fato uma grande transformação. Sou extremamente grato.

Denis Sousa
Gerente de TI

O trabalho que realizei com a Alessandra foi um dos melhores que já realizei, conheci a minha voz e noção como usá-la, tendo seus alcances e limites. Aprimoramos muito além do terapêutico, pois com o grande repertório da Alessandra, consegui alcançar lugares na minha voz que nunca teria conseguido sozinha. Sou grata até hoje por nosso empenho e estudo que tivemos.

Ana Lopez
Estudante de artes cênicas

Vocalis

Tel: 11 98533-7359

Email: faleconosco@vocalis.com.br

Viviane Barrichelo

Higienópolis, SP

Alessandra Krauss Zalaf

Pinheiros, SP


arrow-up