Histórico

Histórico

A Vocalis surgiu a partir do interesse em estudar e desenvolver trabalhos nas áreas de voz profissional nos segmentos corporativo e artístico.

A Vocalis iniciou suas atividades em 2003, a partir do interesse de Alessandra Krauss Zalaf, de Frederico Santiago e de Viviane Barrichelo em estudar e desenvolver trabalhos nas áreas de voz profissional nos segmentos corporativo e artístico. Os três fonoaudiólogos criaram grande vínculo em 2000, durante um grupo de estudos sobre a voz no teatro, aspecto que sempre permeou sua atuação profissional e pessoal. Cada um trilhou oportunidades profissionais diferentes (clínicas, escolas de teatro, elencos, oficinas de voz diversas, etc.), mas sempre trouxeram para o grupo a discussão sobre os respectivos trabalhos. Com a publicação do site da equipe Vocalis, espaço que trouxe seções de informação sobre saúde vocal e expressão, os clientes passaram a se interessar pelos trabalhos que o grupo poderia oferecer. As oportunidades profissionais cresceram e a equipe decidiu tornar-se empresa, já contando com a participação da fonoaudióloga Sabrina Cukier Blaj, parceira da Viviane em outros trabalhos, no segmento corporativo.

Desde o início, o que diferencia o trabalho da Vocalis é a união de talentos com histórias profissionais distintas.

Confira alguns eventos que fazem parte da nossa história:

  • Coquetel de lançamento do site em 2003
    No dia 4 de agosto, lançamos o nosso site com um coquetel. Compareceram amigos, parentes, parceiros, empresários e diversos profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho. Foi uma noite importante e muito agradável, pois pudemos compartilhar nosso projeto e perspectivas.
    Confira as fotos.
     
  • Workshop comemorativo
    Realizamos no dia 28 de agosto de 2004 o Workshop comemorativo de um ano da Equipe Vocalis. Contamos com duas turmas de participantes empolgados em descobrir novas possibilidades vocais. Agradecemos ao Grupo RIA, na pessoa do diretor José Paulo Rosa, por ceder o Teatro Lucas Pardo Filho.
    Confira as fotos.
     
  • Doações para o GRAACC
    No dia 1° de setembro de 2004, encaminhamos ao GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) as doações recebidas no Workshop comemorativo, cujo ingresso foi um kit contendo bolacha doce, bolacha salgada, creme dental e sabonete. Agradecemos a todos que contribuíram.
    Confira as fotos.
     
  • Oficina de voz com o elenco do teatro RIA
    Realizamos no dia 25 de agosto de 2004 uma oficina de voz com elenco do grupo de teatro RIA que vem desenvolvendo um trabalho específico com clássicos da literatura brasileira. Durante a oficina, os participantes puderam explorar a prontidão respiratória para cena, as possibilidades de tom e volume, os ajustes de ressonância e projeção, bem como a articulação aberta e precisa. Foi gratificante o reencontro com o grupo após quatro anos.
     
  • Oficina: Dê voz ao texto
    Aprendemos a falar e a ler, mas somos espontâneos e expressivos na leitura em voz alta? Quais os caminhos? Aconteceu nos meses de junho e julho de 2005 a Oficina de Inverno numa maratona de 16 horas, 'dando voz ao texto'! Nossa proposta teve por objetivo a exploração dos sons, a sensibilização do ouvir, as sensações despertadas pelas palavras e o trabalho da voz na interpretação.
     
  • Programa de educação para a Voz Cantada
    Em parceria com a Escola de Músicos Tato Fisher, a equipe Vocalis inaugurou o Programa Educação para a Voz Cantada. Em maio de 2006 realizamos uma palestra informativa sobre saúde vocal em cantores e, em outubro, a equipe ministrou um workshop de técnicas de colocação da voz com saúde e consciência. O objetivo do programa é aprimorar o uso da voz de alunos-cantores, criando suporte técnico e fonoaudiológico.
     
  • Workshop: Corpo e voz - do som à palavra
    Em parceria com a Caleidos - arte e ensino, participamos do ciclo de workshops sobre corpo e arte, com o tema Do som à palavra: sensibilização e percepção da voz no corpo e no ouvinte, em novembro de 2006.
     
  • Minicursos para fonoaudiólogos
    A equipe Vocalis ministrou os seguintes minicursos na “Fonoaudialogo”:
    • A Expressão Vocal e Verbal para a Fala em Público, com a Viviane Barrichelo, em setembro de 2006.
    • O trabalho de expressão vocal com profissionais de voz, com toda a equipe Vocalis, em maio de 2007.
    • A Técnica Vocal e o trabalho de Expressividade no tratamento das disfonias, com Viviane Barrichelo, em março de 2009.
       
  • Teatro de Afásicos da ONG Ser em Cena
    Por acreditar que a arte dramática possibilita a ampliação da capacidade comunicativa e a integração dos interlocutores afásicos na sociedade, a Vocalis desenvolveu no período de agosto de 2006 a dezembro de 2007 um trabalho de preparo vocal e linguagem com o Teatro de Afásicos da ONG Ser em Cena, em São Paulo.
     
  • Workshop: Laban nas Palavras
    “(...) A voz, com sua peculiar linguagem sonora (palavras, respirações, onomatopéias...), é parte integrante do corpo. As emissões vocais são em si movimentos que carregam significados e produzem sentidos.” (Santiago, 2001)

    Este trabalho teve por objetivo desenvolver as dinâmicas de movimento na voz e nas palavras a partir das ações propostas por Rudolf Laban e foi ministrado pelo parceiro Frederico Santiago em janeiro de 2008, no espaço GHUT, em São Paulo.